segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Como vender um produto no século XXI

Por Angelus (Lucas) 

         Hoje em dia as grandes marcas usam de artifícios diversos, como dizer que seus produtos são biodegradáveis, ou feitos a base de árvores de replantio. Mas o que é replantio? E de onde vem esta madeira de replantio? As áreas de replantio no Brasil estão sobre o poder de grandes empresas internacionais, que se gabam de serem empresas politicamente corretas que preservam o meio-ambiente, mas o que muitas pessoas não sabem é que estas florestas replantadas, normalmente são de eucalipto. “Quando se opta por um reflorestamento "padrão", a árvore mais utilizada no Brasil e no mundo, para esta finalidade, é o eucalipto, apesar de que, no Brasil, também se utiliza bastante, na região Sul, o pinheiro do Paraná.”(parte do texto Reflorestamento - arma contra a erosão).

                                                          
        O eucalipto é uma das árvores que mais tira a fertilidade da terra, e uma das árvores que crescem mais rápido. Mas devido a este crescimento, ela usa muitos nutrientes incluindo a água o que faz da terra onde há este tipo de plantação ou cultivo, ficar pobre, e para constar, a única coisa que poderá ser plantada naquele local de novo é o próprio eucalipto.  Ao contrário do que dizem o eucalipto aumenta a erosão do solo. 
       
        Então quando forem as compras, pense bem se o produto que você esta levando para casa não esta causando impacto no meio ambiente. Porque a coisa que as empresas hoje em dia sabem fazer de melhor, é usar do marketing verde para vender os seus produtos.

O reflorestamento deve seguir as dicas:
        
“Reflorestamento é a implantação de florestas em áreas naturalmente florestais, que foram destruídas pela ação do homem ou por fenômenos naturais.
A implantação de florestas em áreas que não são naturalmente florestais é denominada florestamento.
Por exemplo: “Caso derrube dois ipês e três eucaliptos, não posso reflorestar a área, plantando cinco mangueiras, pois é necessário para que haja o reflorestamento, a implantação das espécies originais da região.”

Fonte de consulta: http://reflorestamento2.pbworks.com/w/page/10886675/O-que-%C3%A9-Reflorestamento

Lucas é mineiro, aspirante a faculdade de Engenharia Mecânica. Tem uma mente confusa, é bastante crítico quanto a coisas que muitos não dão valor. Atleticano. Preferer ser chamado pelo apelido de Angelus  Pode ser encontrado no e-mail - lucas-o.silva@hotmail.com

Um comentário:

  1. Como havia dito a você, eu nada sábia sobre esse assunto. Achei o texto super válido, e passei a acompanhar mais esse "marketing verde".

    ResponderExcluir