sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O Clube dos Anjos

Livro de Luis Fernando Verissimo, O Clube dos Anjos faz parte da coleção Plenos Pecados, da editora Objetiva. Verissimo ficou [ou escolheu a] com a gula, e fez um mistério, talvez um romance policial.

“Não é todo dia que se quer ouvir uma crocante fuga de Bach, ou amar uma suculenta mulher, mas todos os dias se quer comer. A fome é o único desejo reincidente, pois a visão acaba, a audição acaba, o sexo acaba, o poder acaba – mas a fome continua.”

O Clube dos Anjos - que de anjo não tinha nada - era um grupo de dez homens que se reuniam mensalmente para apreciar uma boa comida. Com o passar do tempo e a morte de Ramos o clube começa a mostrar sinais de cansaços, a amizade não existia mais, era como odiar uns aos outros e está ali unicamente pela comida, o fim era questão de tempo, até o aparecimento de Lucídio.

Lucídio é o personagem misterioso; ele passa a ser o cozinheiro do Clube do Picadinho. Foi quando tiveram novo fôlego, ou melhor, novo apetite. Era um cozinheiro de primeira, graduado na culinária da França. Ele se iniciou falando com Daniel sobre o Fugo envenenado, esse prato só pode ser preparado por mestres do contrário a pessoa que comer será morto pelo veneno fatal daquela espécie de peixe. Lucídio defendia a tese de que a probabilidade de vir a morrer aumentava ainda mais o gosto do prato, e por isso existiam pessoas em todo o mundo que se ofereciam para os testes dos novos mestres do fugo.


Comida mais a decepção com o mundo em conjunto com a possibilidade de morrer a qualquer pedaço, para um grupo onde o principal é a comida faz sentido. Eles voltam a se reunir e no primeiro jantar tiveram uma supressa, a comida estava divina e trazia consigo um veneno mortal, apenas para um deles. Contudo eles não desmarcam o jantar do próximo mês, nem trocam o cozinheiro, talvez já estivessem entregues, talvez você deva ler para saber o que vai além dessas minhas palavras que não fazem jus a essa obra simples, porém bela e bem tramada de Luis Fernando Veríssimo.

Um comentário: