sexta-feira, 15 de julho de 2011

Formidável Mundo Cão


O que seria um “Formidável Mundo Cão”? Confesso que nunca havia escutado essa expressão, e nem sei se já escutaram á mesma alguma vez. A primeira vez que ouvi sobre foi em uma conversa com o meu primo (@kun_willian) á mais de um ano atrás, falávamos sobre um compositor ou podemos dizer um poeta da nova geração da música brasileira, que atende pelo nome Jay Vaquer. Já conhecia o trabalho desse belo músico e desde que escutei um cd virei um “fã”. Enquanto conversamos meu primo começou a me dizer sobre o novo álbum de Jay Vaquer que se chamava Formidável Mundo Cão, e é claro encheu o álbum de elogios o que era esperado com toda certeza. Na curiosidade de ser um louco apaixonado pelas letras de JV fui escutar o disco e não me arrependo.




O cd começa com uma pegada bem diferente da que eu estava acostumado a escutar no álbum Você não me Conhece, a primeira música Longe Aqui mostra um Rock n’ Roll de ótima qualidade mesclado com uma letra de tirar o chapéu. O que me impressiona no estilo do Jay Vaquer é que tocar o bom e velho Rock n’ Roll com letras de qualidade é sim possível. Falar das letras desse magnífico compositor é maravilhoso, ele consegue ao mesmo tempo mesclar letras como a de Preciso Poder – Que é uma letra mais romântica - com Estrela de um Céu Nublado – Essa sendo uma critica a mídia - no mesmo cd, poucos artistas conseguem fazer isso e com toda certeza JV é um desses poucos.
Hoje em dia o Brasil carece de bons compositores, se nos anos 80 tinhamos Cazuza, Renato Russo, Humberto Gessinger entre tantos outros que revolucionaram de alguma forma o Rock no Brasil, nos dias de hoje não temos pessoas com esse ímpeto de chegar e criticar o sistema como era antigamente, ou fazer letras inteligentes contrariando o lema “Não é pra ser bom, é pra ser vendido”. Só de pensar que o povo brasileiro, não no geral, porém grande maioria não sabe valorizar o que se tem pra valorizar.
Realmente para entender esses poetas tanto os antigos como os novos no caso do Jay Vaquer, tem que ser um pouquinho louco, para não só apreciar as boas letras e o bom Rock que eles conseguiram e conseguem fazer, mas também pra entender o que esses poetas loucos têm para dizer a essa sociedade vendida a tudo que não é bom.
Se querem entender a proposta de Jay em intitular um Álbum como Formidável Mundo Cão não deixe de escutar.

“O que fomos não será
Definido por palavras fáceis
Que alguém dirá
Não estará nos calendário, dicionários
Nem nas buscas do Google.”





2 comentários:

  1. Jay é realmente um grande compositor e cantor, suas letras sempre trazem um pedaço de perguntas e fragmentos de respostas. Boa indicação.

    ResponderExcluir
  2. Ótima indicação. Sou super fã de Jay Vaquer.

    ResponderExcluir