segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O dia Pela Independência

Semana passada foi comemorado (?) por alguns o dia da Independência do Brasil. Um belo feriado no meio da semana, muitos descansaram, viajaram, mas outros foram a luta, foram mostrar que o chamado “ativismo de sofá” está quebrando as barreiras da sala e chegando as ruas. Se não sabe do que está ocorrendo está na hora de se inteirar um pouco.


Faz tempos que Julian Assange virou um nome conhecido, principalmente na web. Fundador do site Wikileaks ele se envolveu em problemas com o governo americano por divulgar para o mundo o quão eles (o governo dos EUA) são uns vermes. Lógico que isso não ficou de graça e rolou uma repressão, que desencadeou o que iria se tornar uma esperança, o anonymous.


Não é um partido, não é uma “tribo”, é uma “consciência viva” que luta por direitos seus e meus. Após a repressão contra Assange o anonymous surgiu parar dar o troco, realizou ataques contra empresas que censuravam o financiamento ao wikileaks e se tornou uma organização conhecida em todo o mundo. Dai em diante acho que todos sabem o que ocorreu, com aparições na mídia, seja sendo tratados como terroristas virtuais ou heróis urbanos. Junto com anonymous veio mais organizações como Lulzscec entre outras.

Com vários vídeos divulgados na internet a revolução se espalhou e surgiram fóruns, sites, blogs e @’s de organizações apartidárias e favoráveis a uma revolução, favoráveis aos princípios pregados pelo anonymous. Criticado por alguns, que chamavam de ativismo de sofá, grande parte dos apoiadores mostraram que estão realmente dispostos a lutar além das barreiras da internet, indo as ruas e defendendo os seus direitos.

Em cada estado rolou manifestações, que combinadas e organizadas por redes sociais atraiu muita gente, inclusive a mídia que não pode deixar de dar no mínimo alguma nota sobre todos esses protestos, veja por exemplo uma matéria da Veja aqui sobre o assunto.

Enfim, nós do blog estamos acompanhando (mesmo que de longe) tudo o que vem acontecendo, e leia em sequência as impressões do Light sobre a manifestação aqui em Belo Horizonte. Ele acompanhou de perto o povo inconformado tomando as ruas e lutando por um governo mais honesto. Mais pra frente iremos postar (ou não) um resumo sobre os outros estados e um post específico sobre o anonymous.

Saiba um pouco mais sobre tudo isso também, clicando aqui.

Um comentário: