domingo, 8 de agosto de 2010

Jogos São Feitos Para Perder


O bom pai ensina a maldade de jogos aos seus filhos, dizendo que tais são feitos com o propósito de fazer as pessoas gastarem dinheiro, acreditando que mais dia ou menos dia, irão acertar a mão e levar o prêmio total. Em nosso caso estaremos falando sobre os famosos caça-níqueis que carregam a bandeira de alguns países.

O pai exemplar acaba o discurso. Curiosamente, retirou de sua carteira uma nota de dez reais, e as trocou em moedas de cinquenta centavos. Dividiu o conteúdo das moedas com seus dois filhos, o intuito era de provar com ações, a verdade presente em suas palavras.
O filho caçula foi quem começou o jogo, colocou três moedas enquanto seu pai falava em tom claro.

- Imagine só se o técnico que fez esse circuito eletrônico iria o construir para ter um vencedor, teria que ser muito burro mesmo! – Em suas palavras ele trazia o conhecimento, já que se formou em engenharia e a eletrônica é presente em boa parte.

Antes que acabasse suas palavras ouvia se o barulho da máquina, e uma luzinha vermelha correr de país em país. Quando fechou sua boca os últimos barulhos soavam, alguns curiosos assistiam a cena. Fez-se um novo barulho e começou a descer as moedas, o garoto havia acertado o jogo no Brasil, Brasil esse que dava maior quantidade de moedas, cem.

O pai ficou sem chão, e se consolou acreditando que era apenas uma sorte, que logo iria embora. Já o garoto não parava havia gostado de ganhar, nisso a máquina não parava de descer dinheiro. O pai se rendia, e com uma sacola ajudava a conter as moedas que caiam. A criança de apenas 14 anos sorria, era o seu dia. Os curiosos tomaram frente e pediam ao “gênio” do jogo que usasse suas moedas para ganharem também.

O dono do recinto ficou louco com a cena. Furioso não queria o deixar prosseguir.

- Agora que ele está ganhando o senhor vem falando que tem que parar. Ele vai continuar até que queira parar.

Em sua mente o pai se queixava. Eu aqui tentando não viciar meus filhos em jogos. O encanto começou a ceder, o garoto perdia algumas moedas, entretanto não percebia. O pai o alertando, chamou para ir embora. Antes passaram no caixa, contaram todo o dinheiro, deu um valor de cinquenta reais, trocaram o dinheiro e se foram. Uma raiva forte tomava o pensamento do pai, pela primeira vez ganhar não era nada bom.


Rogério, Professor do Senai, nos falou sobre essa história em uma de suas aulas. Nesse relato, espero que possam entender o tom irônico que a vida nos proporciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário