sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sobre a loucura

"AQUI DENTRO NÃO EXISTEM LOUCOS, EXISTEM PESSOAS QUE NÃO AGUENTARAM VIVER NA LOUCURA DO MUNDO AI FORA."

Essas foram às palavras que uma pessoa internada em uma clínica de reabilitação para pessoas com problemas psicológicos proferiu, ao ser indagado sobre a loucura. Eu parei, e comecei a tentar entender isso. Mas, vamos retroceder um pouco.

Estava assistindo o programa "A liga", que falava sobre os manicômios, as casas de reabilitação psicológica e crianças adotadas, o tema do programa era mais ou menos isso, não sei ao certo, sei que depois de assisti-lo comecei a perceber como somos cheios de preconceito. Ao vermos uma pessoa na rua, diferente de nós, não apenas no modo de vestir, falo diferente no modo de ser, salvo as exceções, classificamos a pessoa como "doida" e não temos muito contato, vou mais além ainda, alguns fazem chacota da pessoa, a desconsideram, a anulam como pessoa. Desconhecemos a maioria das pessoas ao nosso redor, mas julgamos tão rapidamente que nem paramos para pensar. Quem são eles? O que os fazem diferentes de nós? Por que são assim? Qual a história deles? Bem, depois desse programa, comecei a consegui enxergar com novos olhos.

Como somos estúpidos! Sim, me desculpe, mas no momento não me vem à mente outra palavra para expressar o que grande massa da sociedade é. Julgamos todos pela altura, tamanho, modo de se vestir, crenças e etc. E, principalmente aquelas pessoas que se diferenciam bruscamente de nós, pelo modo de viver neste mundo, de se comportar na sociedade, essas nem chegam a ser julgadas, simplesmente anulamos elas, dando uma parcela de nossa falsa piedade, como se isso nos fizesse sermos pessoas melhores do que elas. Nem ao menos chegamos a trocar duas palavras com elas, nem sabemos o seu nome, sua história. Pelo seu comportamento diferenciado falamos que ela é louca, mas por que isso? Porque é bem mais fácil definir sem conhecer, é mais fácil ignorar do que procurar saber os motivos, as razões para o comportamento diferenciado. Existem sim pessoas com problemas psicológicos, pessoas que deliram, que acreditam em coisas que não são normais. Mas e nós, qual a diferença deles para nós, os "normais", que acreditamos que é comum você andar com medo na rua, que acreditamos ser comum um pai matar a sua mulher na frente dos seus filhos, que acreditamos ser comum assistir televisão e aceitar de forma consciente tudo aquilo que vemos ali! Que acreditamos ser comum nos relacionarmos com uma pessoa sem sentimento algum, que acreditamos ser comum uma garota de 13 anos estar grávida e viciada em drogas. Qual é a real loucura nisso tudo?

Essas pessoas se diferenciam de nós porque elas vivem a sua maneira, não ligam para a “convenção social” onde se prega a falsidade nos relacionamentos cotidianos, onde temos que sorrir e falar que está tudo bem quando na verdade estamos arrasados. Diferenciam-se porque se mostram realmente, elas se apresentam para a vida, ao contrário de nós que vivemos sempre com medo de desapontar alguém, com medo de que alguém se espante se você mostrar o que você é de verdade, preferindo viver com máscaras.

Por mais estranho que pareça, eles são mais reais do que nós. Eles vivem de forma intensa, se relacionam de forma verdadeira e dão sorrisos sinceros. E nós, nos sorrimos para agradar, nos relacionamos para suprir nossas ambições, e o momento mais intenso de nossa vida é proporcionado através da televisão. Ensinamos a nossas crianças como elas devem agir, limitando elas, não deixamos correr porque é perigoso, mas damos jogos de corrida para elas jogarem. Ensinamos a ela que bater nas pessoas não é correto, mas compramos jogos e mais jogos de violência. Nós não contamos mais estórias para elas, nós não passeamos mais com elas. Os pais as deixam dormindo para ir ao trabalho e quando chegam elas já estão dormindo. No nosso cotidiano não falamos com quase ninguém, mas temos mais de mil “amigos” em nossas redes sociais. E diante disso me pergunto qual a verdadeira loucura?

Eu não estou aqui para causar uma revolução, não estou aqui esperando que você faça um grande ato altruísta após ler esse post, se você chegar a ler ele todo. Meu único desejo é que possamos olhar para dentro de nós mesmos, conferir os nossos valores, entender as nossas loucuras.

Se esse é o mundo normal eu prefiro viver entre os loucos.

-Deus, livre-me dos normais.

3 comentários:

  1. Juro que meus olhos estão molhados agora. Talento nato. Parabéns! Sabe usar as palavras de maneira adequada, de maneira que o leitor viva a leitura, que faça refletir sobre sobre suas atitudes. Novamente parabéns!! (Li o post todo)

    ResponderExcluir
  2. Lendo esse post pela quarta fez, pensei em algo bem marcante. Lembrei da palestra na bienal do livro, e fiquei com vontade de escrever, logo você caro Lord, irá ver um fruto desse seu trabalho. Parabéns.

    " - Deus, livra-me dos normais."

    ResponderExcluir
  3. Suas palavras são simples,e seus objetivos são grandiosos .Adorei, você escreve muito bem :D

    ResponderExcluir