domingo, 6 de fevereiro de 2011

Campus Party 2011 - #cpbr4



Dos dias 17 a 23 de janeiro, rolou a Campus Party Brasil 2011. Este que pode ser conciderado o maior evento de tecnologia e maior concentração nerd no Brasil. A Campus Party foi criada na Espanha em 1997, e tem edições anuais em países como Brasil, Colômbia e México. Esta foi a quarta edição do evento no Brasil e contou com cerca de 6500 pessoas. Se tem um lugar que gostaria de ter ido nessas férias, este era o lugar. Infelizmente não fui #EPIC FAIL.


Mas acompanhei o que pude pela internet, foram muitas horas de stream, muitas canecas de café e um ventilador ligado all the time (calor extremo no mês de janeiro). E como quase tudo na vida o evento teve alguns #fails. Coisas como filas intermináveis, quedas de energia e da CONEXÃO de 10GB encheram a timeline de quem acompanhou o evento.

Mas tiveram coisas boas que possivelmente compensou todo o stress dos que estavam lá. Nomes de peso no meio tecnológico como Steve Wozniak (um dos fundadores da apple) e Jon Hall "Maddog" (diretor executivo da Linux Internacional) marcaram presença. Personalidades políticas também compareceram como Marina Silva, e até Albert Arnold “Al” Gore Jr. (vice-presidente dos Estados Unidos entre 1993 e 2001).

Algumas palestras valem ser mencionadas, e a maior parte destas mostram a tecnologia de forma acessível a todos através das redes sociais, mostra claramente o provável rumo que a internet tomará nos próximos anos ou meses se continuar nesse ritmo.

Das palestras que acompanhei duas me chamaram bastante a atenção. Por mais que temas como "desenvolvimento e software livre" me agradem mais, as duas palestras que mencionei não abordam estes temas, pelo menos não diretamente.

A primeira delas tem por título ou tema: Sim.Eu sou um pirata e você? No primeiro momento passa a impressão de ser uma "auto-defesa" ou uma tentativa de explicar a bola de neve que virou o compartilhamento de arquivos na web (downloads "ilegais"). Mas, ao decorrer da palestra vamos percebendo que a real intenção é de nos alertar para as práticas pouco honestas de gravadoras, empresas de software e ebooks entre outras. Esta palestra explica bem com estas empresas tem mantido (ou pelo menos tentado) o seu lucro com um modelo de negócio ultrapassado pela era digital. Você pode conferir a palestra aqui.

A segunda delas, Hackeando Dados - Democratizando os dados públicos, fala sobre a quantidade de dados pessoais que inserimos na internet por meio de cadastros e/ou inscrições que fazemos e de como nossos dados “viram propriedade” das empresas que os pedem. Nesta palestra os participantes explicam este fato e propõem o uso da tecnologia (hacks) para democratizar estes dados. Vale a pena conferir a palestra, veja aqui.

Muitas outras coisas foram feitas, faladas e mostradas na Campus Party 2011. Você pode conferir palestras e oficinas de software livre, desenvolvimento, robótica, mídias sociais, empreendedorismo entre outros assuntos na Campus TV, ou através de uma pesquisa no google ou em qualquer outro mecanismo de busca.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário