quarta-feira, 16 de março de 2011

Sobre o tempo

Com um monte de textos para terminar, sempre me pego tentando escrever algo novo. Quase nunca gosto do que sai, mas você sabe como é, publicamos pra ver no que dá. Sobre o que falar é a segunda dúvida (a primeira é se devo insistir), acaba que sempre falo de como a juventude é uma merda, de como o sistema te fode – você nunca morrerá virgem- como é foda tentar manter os princípios e essas coisas. Talvez eu pudesse falar de algum filme ou algum livro. Pensei em falar sobre algum disco de blues ou jazz, mas decidi falar sobre o tempo.


O tempo passa mais rápido do que podemos controlar, aliás, não podemos controlar!
                 .
Merda, outro assunto clichê vem ai você pode pensar. Mas amigo leitor, o que na vida não é clichê? O que você nunca leu na internet? Então tento prosseguir, mesmo ressabiado do que irá surgir pela frente, torcendo para que não seja mais um monte de coisas que todos já sabem, mas deve sair exatamente isso.

Quando você atinge certa idade, começa a achar que a infância foi a melhor época, se reúne com os amigos para falar do tempo de escola, das brincadeiras infames da adolescência e de como essa atual geração não sabe aproveitar as coisas. Eu acredito que esse seja o ciclo natural das coisas, afinal uma geração passa e a outra vem e tudo vai seguindo seu curso. O tempo vai passando, você vai envelhecendo, ficando mais maduro, mais chato, mais responsável, vai perdendo o senso de humor, perdendo a coragem de fazer algumas coisas porque é muito adulto pra fazer isso. Perde amigos, familiares e começa a se arrepender.

O tempo brinca conosco, nos dá amigos, parentes, alguém para se amar e vai tirando conforme ele vai passando. Talvez ele queira passar uma mensagem, talvez ele queira nos ensinar algo. Que hoje desfrutemos dos nossos amigos, desfrutemos do que está a nossa volta. Uma conversa com os amigos, um passeio, uma caminhada, tudo o que vivemos o tempo recolhe, não devolve. E quando começamos a lembrar tudo o que deixamos de fazer, quando já estamos impossibilitados de realizar, o tempo ri de nós, ri da nossa limitação e faz uma cara de você perdeu esse tempo, agora não dá mais pra voltar atrás. Acho que muitas vezes nossa mãe faz o papel do tempo.

Enfim, a mensagem é carpe diem enquanto é tempo, eu poderia ter encerrado o post bem no começo se falasse essa frase, mas assim como uma mãe, quis ressaltar esses pontos. Que possamos aprender com o tempo, usar o tempo a nosso favor e desfrutar do nosso tempo.

2 comentários:

  1. Realmente "O tempo passa rapidamente e nós voamos". Quão ínfima é a nossa vida comparada com a eternidade! Por isso, nos alegremos, curtamos a vida, nunca nos esquecendo de quem a concedeu a nós. Ele também deve ser dono do nosso tempo.

    Quanto tempo ainda temos? Só o tempo dirá.

    ResponderExcluir
  2. O tempo passa tão rápido demais e quando a gente se dá conta - se é que nos damos conta - deixamos passar oportunidades, pessoas, as coisas se transformam. Controle? Não temos nenhum. E então embarcamos naquele clichê de "aproveitar o tempo da melhor maneira possível pra depois não se arrepender", que na verdade, é o melhor a se fazer.

    "O tempo existe sim, e devora", como dizia o Caio Fernando.

    ResponderExcluir