quarta-feira, 25 de maio de 2011

Moacyr Scliar – Parte VIII

A Guerra no Bom Fim - Moacyr Scliar

Um livro pequeno em páginas, mas grande em aprendizado, é assim que “A Guerra no Bom Fim” foi, em especial. Fui cativado pela forma simples que Moacyr Scliar escreveu tal história. Fiquei pasmo de felicidade ao ler e vê a forma com que ele consegue descrever o ambiente, isso me levou a imaginar como era o Bom Fim a que ele se referia, em algumas partes da história até me sentia como um personagem da mesma.

Tido como um país, mas não o sendo, o Bom Fim era um lugar repleto de colônias e aparentemente tranqüilo para se viver. Um bairro cercado por diversas paisagens maravilhosas de Porto Alegre. Moinhos de Ventos, a Várzea que é separada pela Avenida Oswaldo Aranha, tinha também o extinto vulcão entre outras paisagens que faziam com que esse bairro tivesse sua beleza própria. Quando o dia amanhecia no Bom Fim, via-se vê as mulheres regateando com os verdureiros, as crianças com os cabelos úmidos e nariz vermelho a caminho do colégio, nos mercados observava os caixotes cheios de batatas... Era apenas o começo do dia.

Quando dava à hora de voltar da escola as crianças nunca iam diretamente para casa, paravam para jogar figurinha, e quem nunca fez isso não é... Não jogar figurinha, mas sim não ir direto para casa depois da aula, era assim no Bom Fim; pra completar ao voltar das aulas da tarde os meninos saiam correndo jogavam suas mochilas em casa e voltava para rua, agora é a hora que talvez os garotos mais aguardassem durante o cansativo dia, juntava-se aos muitos nas ruas e começava as partidas, era à hora do futebol.

Moacyr ao longo do livro conta à história de alguns moradores do Bom Fim, muitos deles judeus e vindos da Europa por causa da guerra. Uma história em particular me chamou atenção, era a história de um garoto chamado Marcos, não irei citar a mesma. Creio que terão curiosidade em saber o que acontece com esse garoto do Bom Fim. Se quiserem saber como termina a história desse lindo bairro, vale a pena ler o livro desse excelente escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário