terça-feira, 29 de março de 2011

O Trabalho e a Exploração

Às vezes escravidão, nas muitas outras uma luta incansável para a realização de sonhos, que os pais não podem bancar. Estudar e brincar passam a ser segundo plano, quando muito. Em alguns casos, são tratadas como se transmitissem uma doença mortal; poucos são os que se humanizam e vêem na causa dessas crianças nobreza e dignidade. Assim são tratadas cerca de 4 milhões e 800 mil crianças.

 


Parece até brincadeira, um país viver falando de igualdade e seus políticos resolvem ganhar 63% a mais, vendo que o salário deles antes era muito baixo para quem tem que arcar com grandes despesas. Ironia, pois tudo o que precisam sai dos cofres públicos, e a miséria do salário que ganham vão para suas regalias e para pagar alguns escravos assalariados. Esse mesmo país gasta milhões para sediar a copa do mundo, frequentemente fala de sustentabilidade. O Brasil é um lugar de futuro, que não investe em suas crianças.
Os pais dessas crianças, por exemplo, não podem ser culpados, eles também cresceram assim, de certo até pior. Não tiveram tempo para sonhar o que sonham para seus filhos. Sabem das dificuldades, da falta de oportunidade; infelizmente nada podem fazer para evitar que seus filhos recorram às ruas na esperança de ganhar dinheiro para comprar o que eles não podem dar. Em outros casos, os pequeninos, ajudam no sustento da casa.
Enfrentar os conflitos diários é uma tarefa árdua para todos, e mesmo sendo crianças eles se portam como adultos, pois a vida deles depende disso. Dizer que o trabalho infantil é crime e que eles deveriam ir a escola ao invés de trabalhar é bem fácil. Implantar essa política, porém, é outra história.
Referencia: No dia 22/mar/2011 foi ao ar no programa A Liga a matéria sobre o trabalho infantil. Vide Youtube.

Nota: Ser contra ou a favor do trabalho infantil requer uma analise fria sobre os fatos. “Seria melhor que estivesse estudando.” Para quem seria melhor? Talvez, para a família deles significasse a queda total e uma vida ainda mais miserável. Por outro lado a exploração é desumana e deveria ser muito bem vigiada pelas autoridades competentes.

2 comentários:

  1. Como bem sabe (ou não) eu não havia lido anteriormente. Impossível, sim eu diria impossível não se emocionar se for para para pensar no problema mais a fundo. Reafirmar opiniões formadas é fácil, mas tentar compreender o problema pela raiz para formar uma opinião própria é bem mais complicado. Mesmo sabendo que o país é totalmente desigual, essa desigualdade choca ainda mais quando toma forma, caso do trabalho infantil. Espero que possamos algum dia oferecer um pouco mais do que nossa falsa piedade para aqueles que sofrem com esse problema diariamente. A luta continua, dia após dia. Ótimo texto bicho, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário cara, e um outro ponto que pensei em citar, era a nostalgia. Nós vivemos pensado em como o passado era bom, mas para eles só resta a esperança de um futuro melhor. Algo que parece cada vez mais longe da realidade do Brasil.

    ResponderExcluir