quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sobre Chaves e seus ensinamentos


“EU LHE PERGUNTO SE NÃO SERIA CONVINIENTE QUE OS ADULTOS TIVESSEM UM POUCO DESSA FÉ QUE TEM AS CRIANÇAS.”

            Perdemos a nossa fé, perdemos aquele poder de acreditar nas coisas, de ter esperança em algo. Mas vamos retroceder um pouco, vamos lembrar como isso tudo surgiu.

Alegria de toda criança
  
            Era um domingo à tarde, estava eu assistindo Chaves, mais especificadamente o episódio "Todos em Acapulco". Meu caro leitor, se você teve infância ou não estava em coma nos últimos dez anos de sua vida certamente você já assistiu Chaves e provavelmente assistiu o episódio "Todos em Acapulco" (que na opinião da pessoa que escreve é um dos melhores).

            Enfim, estava eu assistindo e reparei nessa frase que o Professor Girafalez diz determinado momento. Eu não parei o vídeo para escrever, mas aquela frase ficou na minha mente por muito tempo. Três dias depois que eu fui escrever a frase, para duas semanas depois começar este texto.

            Perdemos a nossa fé, quando digo isso eu me entristeço, afinal eu também perdi minha fé em muitas coisas, e quando olho para as crianças, que com um sorriso inocente acreditam em fantasias, acreditam realmente em mágicas e em outras tantas coisas eu me vejo no passado e digo que eu me perdi no caminho da vida. Quando somos mais novos, temos mais fé nas coisas, nas pessoas, no time de futebol, no herói dos quadrinhos ou da tv, nos personagens dos livros e dos filmes, mas quando crescemos, bem essas coisas mudam.

            Quando somos mais velhos temos mais "conhecimento", temos mais entendimento das coisas que nos rodeiam e que preenchem o mundo, quando a criança diz que é mágica nós rimos e falamos que é apenas um truque. Sabemos demais, mas sinceramente tem coisas que eu não queria saber.  Ao envelhecermos nos ficamos mais chatos, mais céticos em relação a um monte de coisa, precisamos de fatos e provas para acreditar.  Não estou dizendo para acreditar em tudo, mas temos que aprender a enxergar as coisas de um novo ângulo.

            Sabe aquela fé que as crianças têm em um mundo divertido? Sabe aquele desejo que a criança tem de ter um sonho realizado? Bem eu também acho que perdemos isso. Quando ficamos adultos, a maioria tende a trocar seus sonhos por projetos da carreira, tendem a esquecer seus sonhos pelo emprego que ganhe mais. Sei que temos que nos tornar adultos responsáveis e etc, mas eu não vou me prolongar demais não, sabe aquele sorriso imediato que vem ao seu rosto quando assiste Chaves, aquela alegria? Então, deveríamos ter mais dela e menos da tristeza diária que vejo nas ruas. E eu faço a mesma pergunta que o “mestre lingüiça” fez, “eu lhe pergunto se não seria conveniente que os adultos tivessem um pouco dessa fé que tem as crianças.”

            E também deixo um tweet do Humberto Gessinger que se deu no dia das crianças, quando boa parte dos usuários colocaram suas fotos de crianças antes e durante a data e depois tiraram ele disse o seguinte: “Ok, tirei o avatar infantil, mas não se iludam: não cresci!”
Faço das palavras dele as minhas.

4 comentários:

  1. Quem não leu ainda tome cuidado, pois nesse texto contém spoiler.
    Seria mais engraçado se eu fosse famoso. -q
    E fica também o texto como uma singela homenagem aos professores.

    ResponderExcluir
  2. Encantador. Concordo com o autor: Chaves em Acapucuco foi o melhor! Parabéns pelo talento nato.

    ResponderExcluir
  3. Extraiu todo um pensamento sentido, que me agoniava a tempos, entalado no meu peito. Traduziu em palavras e me deixou boquiaberta. Ótimo texto, ótima opinião, e esplêndida atitude de mudar o ''ângulo'' do pensamento. Mucho bom!

    ResponderExcluir